O que é clicheria?

Postado por: Administrador

O processo de fabricação do clichê passa por um moderno sistema de concepção, onde a própria equipe de criação desenvolve a arte final do clichê. A arte, produzida em programas específicos, como Ilustrador, Corel Draw, Photoshop e Freehand, é conferida em todos seus detalhes, como o trepping, a sobreposição de encaixes das cores, as medidas e o código de barras para leitura. 

Posteriormente a arte final é transformada em fotolito negativo, para que haja a possibilidade da gravação do polímero. Neste processo também é realizada a conferência de dizeres e imagem.



Os clichês em fotopolímero são confeccionados em chapas próprias nas espessuras 2.8, 3.9, 5.0 e 6.35, e aplicados sobre um filme de poliéster, que possibilita uma qualidade superior de impressão sobre filmes flexíveis, papel, papelão ondulado e cartão corrugado. O clichê de fotopolímero dispõe de inúmeras vantagens em relação ao clichê de borracha, tais como a grande estabilidade dimensional, maior precisão e nitidez na impressão, grande durabilidade e excelente transferência de tintas. 




Ainda no processo de fabricação, o clichê é montado em uma base de poliéster, onde é riscado conforme as medidas da caixa para cada cor a ser impressa. Na próxima etapa, é feita a cópia do clichê, também seguindo os mesmos critérios cor por cor até formar a impressão da caixa. A cópia representa a fidelidade da impressão, encaixes, registros e dizeres.


Os clichês finalizados, depois da conferência final, são estocados, protegidos sempre dos raios solares e das luzes ultra-violetas. Todos os clichês são desenvolvidos, criados, processados e confeccionados pela Rotaplan, sempre em conformidade com as especificações técnicas do cliente.