Vantagens da tinta à base de soja

Postado por: Administrador

Colheita da soja

Você sabia que existem tintas à base de óleo de soja? A tinta de soja foi criada pela Associação Americana de Jornais (Newspaper Association of America) como reação à crise do petróleo na década de 1970. Com a necessidade de uma base estável e barata, além da oscilação do preço do barril, os mandatários da indústria de comunicação decidiram procurar alternativas à tinta do recurso não-renovável.

Hoje, 95% dos jornais americanos e um quarto das impressões comerciais utiliza esse tipo de tinta. A seguir, uma lista com algumas dessas vantagens:

Vantagens

Recurso renovável

A soja, diferente do petróleo, é um recurso renovável e um dos produtos mais exportados pelo Brasil. E a soja não é o único produto capaz de fazer tinta vegetal; milho, dendê, óleo de linhaça e outros também podem ser usados como uma das bases para produção de tinta.

Reciclagem mais fácil

Durante a reciclagem, o papel é submetido a um processo de branqueamento. A tinta é removida com mais facilidade e eficiência, e resulta em menos danos à fibra de papel, resultando em uma folha mais limpa e branca.

 

Menos manchas

Inicialmente usado para impressão de jornais, tende a não manchar tão facilmente ou borrar os dedos.

Cores mais vivas

As cores impressas com a tinta de soja tendem a ser mais vivas, já que o óleo de soja é naturalmente mais claro que o de petróleo.

Estabilidade

Mantém uma estabilidade litográfica durante a impressão uma vez que a tinta de soja é mais estável do que a de petróleo, o que leva o impressor a interferir menos nos ajustes durante a impressão, diminuindo o número de folhas rejeitadas.

Propagação

A tinta vegetal se propaga 15% mais facilmente que a tinta à base de petróleo, diminuindo o uso de tinta e o custo de limpeza, por utilizar menos solventes.

 

Emissão de VOCs

Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs, na sigla em inglês), quando liberados na atmosfera, podem causar danos à saúde. A tinta de soja emite cerca de 26% menos VOCs do que as tintas à base de petróleo.