Papéis utilizados na impressão Offset


Postado por: Administrador

Papéis Utilizados na Impressão Offset

Quer conhecer mais sobre os papéis utilizados na impressão offset? Então fica comigo aqui e leia este post até o final.

Quando se trata de impressão offset existem muitos tipo de papéis que podem ser utilizados, desde aqueles com gramatura menores, que pode ser 56g até os com gramatura maior, que pode chegar até 350g. Tudo vai depender do tipo de impressora que a gráfica usa e também dos materiais que trabalha. Existem as gráficas que são especializadas em caixas e embalagens, neste caso trabalham com gramaturas maiores, existe também as comerciais, que trabalham com diversos tipos de materiais.

Abaixo relacionamos alguns tipos de papéis mais utilizados na indústria gráfica para que você possa conhecer um pouco sobre cada um.

Papel Offset

Também conhecido como papel Sulfite, é o tipo de papel branco comum (não revestidos), liso (sem nenhuma textura), levemente poroso. Sua gramatura varia de 56 até 240g. É normalmente utilizado para impressão de papeis timbrados para escritório, blocos com via simples, receituários, miolo livretos, miolo cartilhas, cadernos.

Papel Reciclato

Papel feito de 20-50% de papéis reciclados, variando de acordo com o efeito que se deseja obter e o restante de matéria prima virgem. É poroso como o papel offset (sulfite) e apresenta uma coloração tipicamente envelhecida que, no caso vem inspirando criações e consciência sócio-ambiental. Existe basicamente em 3 gramaturas: 90g, 180g e 240g, variando um pouco de acordo com o fabricante.

Papel Couché

Consiste de um papel base que recebe uma camada de revestimento dos dois lados, com a finalidade de tornar a sua superfície lisa e uniforme.  Fideliza cores e garante alta qualidade de reprodução tanto para imagens como para textos. Excelente textura, sofisticada e lisa, além de permitir impressos do mais alto nível. As gramaturas do papel couché podem variar de 80 até 350 gramas e possui 2 versões muito bem aceitas: o papel couché com brilho e o papel couché fosco. Recebe bem todos os acabamentos, como laminação, verniz e hotstamp. Permite a impressão com qualidade superior de flyers, cartazes, folders, catálogos.

Papel Triplex

Se trata de um dos mais resistentes tipos de papel do mercado, é um papel cartão que possuindo textura amplamente lisa de um lado, e ligeiramente porosa do outro. Desta forma, permite uma alta qualidade de impressão com gramatura de 250 até 350 gramas. Permite escrita do lado poroso. Sua principal aplicação está atrelada à capas, postais, displays, embalagens, tags decorativos para indústria têxtil, cartões, marcadores de páginas, calendários, entre outros materiais que precisam de maior rigidez.

Papel Duplex

É um papel muito usado na área de embalagem, que tem como característica principal, uma boa espessura, verso sem nenhum tratamento podendo ser esbranquiçado ou pardo, frente com cobertura branca tratada para receber impressão. Sua gramatura pode variar de 150 a 350g. Normalmente utilizado para fechos, cartelados, caixas, e em alguns casos é utilizado para fabricação de tags decorativos.

Papéis Especiais - Papéis Utilizados na Impressão Offset

Além dos papéis acima citados, existe ainda a linha de papéis especiais, os que são utilizados para convites por exemplo, o papel Aspen, Vegetal, Vergê, Color Plus, ou a linha de metalizados, mas, na indústria gráfica comercial esta linha de papéis não é muito utilizado, então, o custo dos materiais que utilizam este tipo de papel acaba se tornando mais alto. Por isso antes de selecionar a gráfica que vai trabalhar, entenda com que tipo de papel/material ela trabalha, assim você conseguirá um custo melhor.